sábado, 17 de maio de 2008

Velocidade negativa

A velocidade é uma medida que compreende espaço e tempo. Para se saber a velocidade de um corpo deve-se dividir o espaço percorrido pelo tempo decorrido. Se fiz 300Km em 2 horas, posso dizer que a minha velocidade é de 150Km/h.

Para se achar a velocidade temos de saber qual o ponto de origem, qual o ponto de destino e o tempo decorrido. Subtraio o ponto de destino ao ponto de origem e divido pelo tempo decorrido. Mas, se existe um ponto de origem e um ponto de destino, então tem de existir um sentido, não é? Portanto, se o meu ponto de origem é a esquerda e o de destino é a direita, o meu sentido é da esquerda para a direita. Se o meu ponto origem é sul e o ponto destino é norte, o meu sentido é sul/norte.

Pronto, então consideremos a A1:
Saio do Km 10 no sentido norte/sul e paro no Km 100. Demoro 30 minutos a percorrer o trajecto. Devo então subtrair 10 a 100 e dividir por 30, ou então por 0,5 se quiser fazer a conta em Km/h. Ora isso dá 3Km/m ou 180Km/h (eu tenho uma boa maquina), considerando que ao Km 10 já estava à mesma velocidade e não houve variação na velocidade. Ou seja, estou a descartar acelerações e desacelerações.

Até aqui nada de novo. Mas e o sentido inverso? Como é que se contabiliza? Pois, de demorar o mesmo tempo a fazer o caminho no sentido norte/sul temos (10-100)x0,5, porque o meu ponto de origem é 100 e o de destino é 10. Então temos –180Km/h. Pois velocidade negativa, não é? Não, deve-se chamar velocidade retrógrada, nunca negativa.

No caso da aceleração temos um problema idêntico: considerando o mesmo trajecto sul/norte (positivo) a minha aceleração é positiva e a desaceleração é considerada aceleração retrógrada, porque estou a diminuir a velocidade que me afasta do ponto origem. Mas no sentido contrário toda a aceleração é retrógrada, porque estou a aumentar a velocidade que me afasta do ponto de destino. Claro que toda a desaceleração neste sentido é positiva.

Pronto, quando me desloco no sentido que considerei como positivo, a minha desaceleração é uma força contrária ao sentido, logo retrógrada e vice-versa.

Sem comentários: