quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Suporte à decisão

A melhor forma de se tomar decisões empresariais é ter informação fiável e imediata. Esta informação deve vir em forma de listagem em papel ou por qualquer via electrónica.

Ao contrário do que imensa gente pensa a informação deve vir o mais concentrada e condensada possível e explico porquê:

para tomar uma decisão de vulto só necessito saber a rama. Saber se os resultados deram ou não o que previ. Se sim, decido seguir em frente com a minha decisão. Se não, devo então descer uma patamar na minha informação e tentar perceber a rama (outra vez) do problema.

Quando digo descer um patamar, quero dizer descondensar a informação um nível e tentar que esse nível me dê a noção do que aconteceu para que as minhas previsões não se concretizassem. E devo fazer todos os esforços para que esta “descondensação” seja suficiente para tal.

Se for suficiente, tomo outra decisão: ou corrijo o erro e sigo em frente com a primeira decisão, ou corrijo a minha decisão inicial e tomo outro rumo ao nível de previsões. Se não for, devo então descer mais um patamar. Este deve mesmo ser o último suporte à decisão e deve conter apenas a informação suficiente para descobrir ou a gaffe das minhas previsões, ou o problema que originou o desvio. Devo então voltar à questão de corrigir o erro ou corrigir a decisão.

Para que este tipo de listagem seja possível é necessário que a informação seja inserida por fases também. Devo manusea-la de forma a que a fase 1 seja a fase principal e que esta seja subdividida em sub fases, tais como a 1.01, a 1.01.01, a 1.02.01 e assim sucessivamente. A 1.01 é a sub fase 01 da fase 1 e a 1.02.01 é a sub sub fase 01 da sub fase 02 da fase 1. No fundo é o manuseamento da informação por familias.

Quando necessito da rama, ou seja, da informação totalmente compactada, devo consultar unicamente a fase 1. Se esta não for suficiente, então devo descer ao nível das sub fases e analisa-las uma a uma e, se mesmo assim não for suficiente, devo então descer para as sub sub fases e analisa-las uma a uma também.

Aqui, nas sub sub fases, arrisco-me a ter imensas linhas de informação para ler, o que torna mais demorada a minha decisão.

Portanto, se eu conseguir decidir ao nível da fase 1, ganho imenso tempo, logo a minha produtividade aumenta e ainda evito a análise de toneladas de informação que não me servem para nada. É por isto que algumas empresas se perdem. A informação deve-nos chegar na medida certa. Nem muita nem muito pouca.

2 comentários:

Scarlata disse...

http://www.friedom.com/dilber%20decisions%20strategy.gif

;)

Scarlata disse...
Este comentário foi removido pelo autor.