segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Novo conceito metamatemático

Hoje de manhã, ao longo da minha viagem até Torres Novas, o termómetro do meu carro, em determinada altura, marcava –0º centígrados. Hei atenção!, não comecem já a gozar, porque eu acho que o gajo tem carradas de razão.

É que zero gaffes do Sócrates é positivo, mas zero euros na carteira já é um conceito negativo. Zero opiniões do Marcelo é positivo, mas zero porcento de aumento no ordenado é negativo. Zero faltas ao hemiciclo é positivo, no entanto, zero promessas eleitorais cumpridas é profundamente negativo (aprofundar o negativismo do zero torna o conceito ainda mais metamatemático).

Pois é, a negatividade de um zero é um conceito para lá de metafísico. É metamatemático!

Enfim, tudo isto para dizer que o programador do termómetro do meu carro se esqueceu que, de vez em quando, a temperatura sobe de –1º para 0º. Pois, quando desce de 1º para 0º mantém o sinal (positivo), mas quando sobe de –1º para 0º não pode manter o sinal, ou negativa o zero.

Mas, reitero, o gajo tem carradas de razão.

4 comentários:

N. disse...

:P
não é que eu esteja a gozar-te, mas, de facto, estou a rir.
em positivo.

Nick disse...

:)

Por acaso acabei por perceber à posteriori o que se passou: o termómetro elimina a parte decimal da temperatura ao invés de arredondar. Então naquele preciso momento e lugar a temperatura seriam uns -0.5º. Como o gajo não mostra a parte decimal, apareceu -0º.

Matematiquices...

Scarlata disse...

"o termómetro elimina a parte decimal da temperatura ao invés de arredondar" é uma tua suposiçao ou tens a certeza?

Paulo disse...

Que mundos!